Ações de Aprendizagem e Educação Inclusiva:

A escolarização da pessoa com deficiência corresponde ao conjunto de ações, procedimentos e estratégias especializadas voltadas para a garantia do percurso escolar e da aprendizagem efetiva das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Essas ações são desenvolvidas na Escola de Educação Especial “Aida Mariz, mantida pela Apae-VIÇOSA, e são oferecidas a partir dos 4 anos de idade para educação Infantil e os anos iniciais do ensino fundamental e a partir dos 15 anos para a Educação de Jovens e Adultos, anos iniciais e finais. A enturmação do usuário é definida após avaliação multidimensional.

A Escola de Educação Especial “Aida Mariz pertence ao sistema regular de ensino na modalidade de educação especial e é credenciada/autorizada pela Portaria nº 232/2003, de 15/03/2003.

A cada ano, seus profissionais discutem e definem um tema, a partir da observação e análise dos resultados alcançados durante o ano anterior. O tema escolhido torna-se, então, a matriz de todas as ações e projetos desenvolvidos ao longo do ano. Toda a proposta pedagógica da Escola tem como objetivo o desenvolvimento integral da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, considerando os espaços de realização das atividades, as metodologias e a interação com outros serviços da instituição.

O ensino é baseado no currículo R.M.G, currículo funcional natural adaptados de acordo com a matriz curricular onde é definidos as propostas políticas pedagógicas da escola. Toda proposta pedagógica da escola tem como objetivo o desencolhimento da pessoa com deficiência, considerando os espaços de realização das atividades, a metodologias baseadas no ensino estruturado e a interação com os outros serviços da instituição.

Organização da Escola

  • Educação Infantil

  • Ensino Fundamental – Anos iniciais

  • Eja anos Finais

Disciplinas ministradas na Educação de Jovens e Adultos – EJA

  • Português


  • Matemática

  • Geografia

  • História

  • Ciências

  • Informática (como atividade complementar)

  • Educação Física (como aula especializada para os anos iniciais)

  • Inglês (apenas para EJA Anos Finais)

  • Oficinas Práticas: Atividades Diversificadas, culinária, sabonete, bijuteria e artes

Atividades desenvolvidas

  • Formação continuada de professores, de forma direcionada, com temas específicos e de acordo com a necessidade do processo pedagógico.

  • Atualização dos diários, elaboração do planejamento semanal e dos relatórios trimestrais.

  • Organização do fluxo de trabalho, acompanhando as oficinas práticas realizadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), como as de atividades diversificadas, culinária, sabonete, bijuteria e artes.

  • Atuação junto à equipe multidisciplinar da saúde, com discussão de casos e de intervenções que viabilizem o melhor desenvolvimento do educando.

  • Atendimento diário de pais, professores e demandas institucionais.

  • Elaboração, avaliação e acompanhamento do PDI – Plano de Desenvolvimento Individual de cada aluno, com reavaliação a cada três meses juntamente com a família.

  • Desenvolvimento de projetos, utilizando a metodologia do Currículo Funcional Natural como proposta para ensinar as pessoas com deficiência intelectual e autismo habilidades e aptidões que possam ser utilizadas por elas em sua vida, para que sejam mais autônomos, produtivos e felizes.

Público atendido: Pessoas com deficiência intelectual e múltipla que necessitam de apoios extensivos e generalizados, com idade mínima de 6 anos para os anos iniciais do ensino fundamental e com idade igual ou superior a 15 anos para Educação de Jovens e Adultos (EJA), anos iniciais e finais.